A conta-gotas, o governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou ontem mais nomes de sua equipe do primeiro escalão. No começo da tarde, o tucano confirmou a permanência da atual secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, no cargo. Natural de Lajeado, ela é formada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Já o outro nome anunciado é o do deputado federal Giovani Feltes (MDB) para comandar a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. Ex-secretário da Fazenda do governo José Ivo Sartori (MDB), Feltes ficou de suplente à Câmara Federal nas eleições de 2022. O vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), tinha um compromisso com o deputado em abrir espaço na Câmara ou no Piratini para Feltes devido ao apoio dado em prol da aliança com Leite em meio à crise do MDB. Até agora, o MDB levou três pastas de peso: além da Agricultura, Logística e Transportes, com Juvir Costella, e Assistência Social, com Beto Fantinel.
Já no final da tarde de ontem, Leite anunciou o ex-deputado Vilson Covatti para a Secretaria do Turismo, e o deputado Frederico Antunes como líder do governo na Assembleia Legislativa, ambos do Progressistas. O parlamentar já exerceu esse papel no primeiro governo do tucano. “Ambos têm larga experiência política e capacidade técnica”, afirmou o governador reeleito.
Com mais mais três nomes, Leite já definiu 21 dos 27 secretários que compõem o primeiro escalão. Como a posse ocorre no domingo, às 10h, ele concluirá a definição da equipe hoje.
Boa parte da equipe definida
Arthur Lemos (PSDB) – Casa Civil
Arita Bergmann – Saúde
Beatriz Araújo – Cultura
Beto Fantinel (MDB) – Assistência Social
Danrlei de Deus (PSD) – Esporte e Lazer
Eduardo Cunha – Procuradoria–Geral do Estado (PGE)
Ernani Polo (Progressistas) – Desenvolvimento Econômico
Izabel Matte – Obras Públicas
Juvir Costella (MDB) – Logística e Transportes
Gilmar Sossella (PDT) – Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Giovani Feltes (MDB) – Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Luciano Boeira – Casa Militar
Luiz Henrique Viana (PSDB) – Sistema Penal e Socioeducativo
Marjorie Kauffmann – Meio Ambiente e Infraestrutura
Pedro Capeluppi – Parcerias e Concessões
Pricilla Santana – Fazenda
Raquel Teixeira – Educação
Ronaldo Santini (Podemos) – Desenvolvimento Rural
Sandro Caron – Segurança
Tania Moreira – Comunicação
Vilson Covatti (Progressistas) – Turismo